Categoria: Audição, Curiosidades, Prevenção da Perda Auditiva.

aparelho-auditivo-aparelhos-auditivos-perda-auditiva-crianças-bebês-audição2

Todas as crianças precisam escutar para aprenderem a falar. Mas o que acontece no caso de meninas e meninos com deficiência auditiva?

É importante que essas crianças utilizem aparelhos auditivos para que possam entrar em contato com os sons e, com a ajuda de familiares e reabilitadores, aprender a escutar e a falar sem que seu desenvolvimento seja comprometido.Como a audição é um sentido requisitado a todo tempo, é fundamental que a criança utilize corretamente o aparelho no período em que estiver acordada.

Para os pais e pessoas que convivem com os pequenos que têm algum tipo de perda auditiva, algumas dicas simples podem ajudar a melhorar a comunicação:

  • Fale próximo da criança, de preferência no mesmo nível do rosto dela
  • Evite conversar com ela quando outros ruídos, como o som da TV, possam competir com a sua voz
  • Converse um pouco mais devagar que o normal, mas sem exagerar na articulação das palavras, sem gritar ou elevar muito a voz
  • Dê tempo para que a criança possa processar o que foi dito e lhe dê uma resposta. Se perguntarmos e, ao mesmo tempo, respondermos pela criança, isto não vai ajudá-la.
  • O uso do aparelho é importante para o desenvolvimento da criança. Não tenha receio de deixá-la usá-lo

Quer saber mais? Conheça o processo de desenvolvimento auditivo das crianças aqui.

Como quebrar a resistência da criança aos aparelhos auditivos?

A princípio, muitas crianças podem ser resistentes ao uso do aparelho auditivo. Elas se sentem diferentes de seus coleguinhas, e consideram o aparelho auditivo como incômodo em sua vida. Nestes casos, o diálogo dos pais e do fonoaudiólogo é fundamental para o desenvolvimento e amadurecimento da criança. Transmitir a ideia de que o aparelho auditivo lhe proporcionará a melhor qualidade de ouvir os sons, as músicas, e até mesmo as vozes dos próprios pais, são motivações que ajudam na compreensão destas crianças. Confira mais dicas!

Seu filho é adolescente? Neste caso a resistência pode ser ainda maior. Mas é importante ajudá-lo a compreender o quanto o aparelho auditivo pode fazer diferença nos seus relacionamentos e qualidade de vida. Confira neste texto algumas dicas para ajudá-lo a vencer a vergonha de usar aparelhos auditivos.

E como os pais devem lidar deficiência auditiva?

Muitos pais perdem o chão quando descobrem a deficiência auditiva dos filhos. Insegurança, medo e vergonha podem ser alguns sentimentos comuns neste momento. Os pais não devem se sentir mal por passar por isso. Mas é importante que eles se preparem para ajudar os filhos: eles terão um papel fundamental no desenvolvimento das crianças com deficiência auditiva.

Uma dica é tentar superar a culpa. Muitas crianças com perda auditiva conseguem levar uma vida normal, ou seja, o problema auditivo não significa uma sentença de isolamento e solidão para os pequenos. Para quebrar a rejeição do seu filho com o aparelho auditivo, que tal começar por você?

Pare para pensar se você tem algum tipo de sentimento negativo com relação à prótese. É importante trabalhar esta questão para poder falar de maneira sincera com as crianças sobre o assunto. Vale a pena lembrar que a deficiência auditiva, conhecida popularmente como surdez, pode chamar muito mais atenção dos que os aparelhos auditivos. Confira outras dicas para lidar com a perda auditiva do seu filho aqui.