Categoria: Aparelho Auditivo.

como-cuidar-aparelho-auditivo

Quanto tempo dura um aparelho auditivo? A resposta para esta pergunta depende da  limpeza e do manuseio que se tem com a prótese.  O problema é que muitos usuários de aparelhos não dão atenção a esses cuidados tão importantes. Você já parou para pensar se realmente sabe cuidar do seu dispositivo?

Se você tem dúvidas sobre a manutenção dele, não tem problema. Confira dicas que podem ajudar a manter o bom funcionamento e minimizar danos que podem ocorrer no uso diário do seu aparelho auditivo:

NÃO DEIXE SEU APARELHO AUDITIVO CAIR: também evite batê-lo em superfícies duras ou ásperas.

PROTEJA SEU APARELHO AUDITIVO DA SUJEIRA: antes de tocá-lo certifique que suas mãos estão limpas e secas. Para limpá-lo utilize somente um pano macio e seco, nunca use álcool, solventes ou produtos de limpeza.

PROTEJA SEU APARELHO AUDITIVO DA UMIDADE: remova seu aparelho auditivo antes de tomar banho, nadar, usar a sauna, expor-se a chuva, ou até mesmo deixá-lo no banheiro. Também não é recomendado usá-lo com os cabelos molhados. Muitas pessoas costumam se esquecer de tirar o aparelho antes do banho, uma dica é deixar lembretes para evitar esse problema.

PROTEJA SEU APARELHO AUDITIVO DO CALOR: jamais o deixe em locais onde este fique exposto ao calor extremo, proteja-o da luz direta do sol e não o deixe perto de radiadores.

MANTENHA-O LONGE DE CRIANÇAS E ANIMAIS DOMÉSTICO: guarde seu aparelho auditivo fora do alcance de crianças. Aparelhos removidos, mas não desligados podem produzir sons incômodos para alguns cães.

EVITE O CONTATO COM SPRAY FIXADOR PARA CABELO E MAQUIAGEM: as finas partículas desses produtos podem entupir a entrada do microfone e o botão de controle do volume.

FIQUE ATENTO ÀS PILHAS – Utilize sempre pilhas adequadas e novas. – Quando o aparelho não estiver em uso, retire a pilha do compartimento e guarde-o no estojo

Acesse o Netfono e compre pilhas com o melhor preço do mercado!

USE O DESUMIDIFICADOR –  Coloque o aparelho no desumidificador quando ele não estiver em uso

NUNCA LIMPE COM PANOS ÚMIDOS – Lembre-se de que a umidade é a maior inimiga dos aparelhos. Então se for limpá-lo, use um pano macio e seco.  Alguns moldes e sondas podem e devem ser higienizados com água e sabão neutro depois de desconectados do aparelho auditivo. Consulte o seu fonoaudiólogo sobre a melhor forma de fazer isso

SE TIVER DÚVIDAS, PROCURE AJUDA – Se seu molde estiver machucando ou caso não consiga limpar a cera ou conectar os tubos, procure um fonoaudiólogo. Ele poderá ajudar a resolver estes problemas

DEIXE OS REPAROS POR CONTA DE UM ESPECIALISTA - Os aparelhos são muito sensíveis e delicados e qualquer manuseio errado pode estragá-los. Por isso, não tente fazer manutenções ou reparos em casa.

Confira mais dicas aqui.

Hora certa de trocar o aparelho auditivo

Você seguiu os cuidados de manutenção, mas está em dúvida sobre a melhor hora para trocar o seu aparelho. Confira algumas dicas que mostram quando você precisa de outra prótese:

  • O aparelho parece fraco – A perda auditiva pode evoluir com o tempo e, por isso, a amplificação da prótese pode ficar fraca ou insuficiente para atender as necessidades do paciente. Nestes casos, o paciente ouve, mas o entendimento piora. Se só o “volume” da audição fica baixo, é possível reajustar o ganho. Só que se a capacidade de entender fica prejudicada, é hora de trocar o aparelho.
  • Tem problemas constantes de manutenção  – Se o aparelho começa a apresentar problemas e exige manutenções constantes, pode ser um sinal de que é hora de substituí-lo.

Saiba mais sobre a hora certa de trocar seu aparelho auditivo aqui!