Por Direito de Ouvir

10 de February de 2017

Cuidado Redobrado ao Retirar Água do Ouvido

Maneiras simples de resolver os incômodos causados pela água no ouvido

10 de February de 2017


Existem maneiras simples de resolver os incômodos causados pela entrada de água no ouvido ao sair do mar, da piscina ou do banho.
Seja doce ou salgada, a água pode causar obstrução no conduto auditivo e gerar quadro de dor e infecção.

Informe-se sobre as maneiras que apesar de simples deve-se haver um cuidado redobrado. Entretanto, é importante ficar alerta para que o quadro não evolua e se torne em algo mais sério. Informação importante: a água é a causa de 40% das infecções auriculares. Curvar a cabeça para o lado e agitá-la sutilmente é a conduta correta a ser tomada no caso de água no ouvido. Dr. Jorge Evandro chama atenção para o perigo de tentar retirar o líquido o uso de álcool, acetona ou ar quente. Segundo o otorrinolaringologista Jorge Evandro, qualquer tipo de água - doce ou salgada que entre no ouvido pode causar incômodo, pois o líquido provoca a obstrução do conduto auditivo externo impedindo a passagem de sons e causar dor.


Água nem tão doce

Há duas formas da água causar infecções no ouvido: pelo contato direto, cloro ou bactérias contidas na água de piscinas, açudes ou do mar, e pela remoção da proteção natural do ouvido, o cerúmen (cera), causada pela própria água. Quando isso acontece, as bactérias e fungos que já estão instalados no ouvido aumentam e causam a infecção.

É interessante destacar que o tipo de líquido que mais prejudica o ouvido é o de água doce, principalmente o de açude, pois geralmente são banhos mais demorados e a água muitas vezes já se encontra contaminada com bactérias.

Apesar dos cuidados e informações sobre o assunto, nem sempre é possível evitar o problema, mas caso isso aconteça, segundo orientação do médico, deve-se curvar a cabeça para o lado e agitá-la levemente. Essa ação é a melhor maneira de retirar o líquido e, ao contrário dos que muitos pensam, outras opções, como álcool, acetona ou até mesmo colocar ar quente do secador não devem ser utilizados, pois não são maneiras seguras de retirar o líquido. Se, mesmo com a tentativa, a água não sair naturalmente, o mais seguro é procurar um otorrinolaringologista. Ele realizará uma otoscopia, ou seja, a visualização do conduto auditivo externo através de um otoscópio, fazendo assim o diagnóstico correto e realizando o tratamento ideal. O mais importante nesses casos é procurar um especialista, pois, caso a água permaneça no ouvido, poderá levar a um quadro de dor ou secreção, evoluindo para uma otite externa, onde as consequências são mais sérias.

Saiba Mais

  • O uso do protetor auricular é importante para quem visita à praia com frequência e gosta de piscinas e lagos. É indicado, também, para a prática da natação, devendo ser recomendado pelo otorrinolaringologista.
  • Nos meses de férias (janeiro, julho e dezembro), a atenção dos pais deve ser redobrada em relação às crianças, pois a incidência de água no ouvido costuma ser frequente.
  • O conselho dos médicos é: caso a água não saia do ouvido naturalmente, deve-se procurar um especialista o quanto antes.
  • Alguns casos de infecção auditiva são causados pela cera no ouvido (quando a pessoa toma banho essa cera amolece e fecha o conduto auditivo). Nesses casos, a visita regular ao otorrinolaringologista para realização da limpeza do ouvido evita esses quadros.
  • Na hora de limpar o ouvido é aconselhado evitar o uso de cotonetes, pois a cera é retirada dos ouvidos ou empurrada para o canal auditivo prejudica o ouvido. O correto é usar uma toalha.

Marcadores
Curiosidades
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las