Por Direito de Ouvir

01 de October de 2021

Audiologia: uma das mais interessantes áreas.

Conheça tudo o que um Audiologista pode fazer por você!

01 de October de 2021


A audiologia é uma especialidade da fonoaudiologia que diagnostica e trata distúrbios oriundos do sistema auditivo. O especialista dessa área atua basicamente como clínico ou ocupacional.

Porém, se engana quem acredita ser um campo limitado, pois o fonoaudiólogo Audiologista intervém identificando distúrbios estruturais ou processuais que podem, de alguma maneira, afetar a audição como um todo.


A área é tão importante, que pode ajudar o indivíduo desde o nascimento até a fase senil.

É por esse motivo que, o bebê, logo ao nascer, é submetido a vários testes, como o teste do pezinho e o teste da orelhinha.

O Teste da Orelhinha é a execução e interpretação feita pelo audiologista que, ainda na maternidade, afere a normalidade auditiva do bebê, assegurando que ele terá capacidade para desenvolver fala se nenhuma intercorrência afetá-lo.

Caso o bebê não passe na triagem auditiva neonatal, ele será encaminhado a exames mais detalhados (também realizados pelo audiologista) para determinar condutas, sempre buscando o desenvolvimento de fala e linguagem em tempo ideal possível.

Ainda na primeira infância, o audiologista faz a monitora da criança através de exames clínicos e comportamentais, para que nenhuma intercorrência como as otites, que são doenças comuns nessa fase, a prejudique na aquisição e desenvolvimento da fala e linguagem.

Em uma segunda fase da infância, por diversos fatores, a criança pode apresentar inabilidades auditivas que causam alterações em seu processamento auditivo. Nesse caso, ela não é capaz de contextualizar-se nos ambientes familiares e, principalmente, escolares, apresentando dificuldade de ler e escrever, identificar e localizar sons, desatenção e distração, agitação, memorizar atividade complexas e até mesmo diárias, além de não compreender situações de duplo sentido.

Nessa situação, o audiologista realiza os testes indicados para cada faixa etária, avaliando assim as habilidades auditivas de cada um. Vale ressaltar que tal teste pode ser aplicado também em adultos e são um instrumento que pode ajudar no no tratamento de uma possível perda auditiva.


O Treino Auditivo, também é realizado pelo audiologista, tem como finalidade a aquisição de habilidades específicas para adequar, capacitar e superar tais dificuldades auditivas.

Na fase adulta, podem ocorrer dificuldades devido à exposição no trabalho ou por patologias genéticas ou adquiridas que também podem afetar nossa qualidade auditiva. Tal como nessa fase é comum a incidência de alterações no labirinto, dificuldade de compreender o que estão falando e zumbido.

Em todos esses casos o audiologista é o profissional capaz de diagnosticar, orientar e tratar esse indivíduo, seja com aparelhos auditivo nos casos de perdas auditivas e zumbido, ou através de manobras posturais em caso de vertigem.

Também na fase senil, o audiologista poderá identificar rebaixamentos auditivos comuns nesta fase da vida e intervir com aparelhos auditivos, quando não há tratamentos medicamentosos ou cirúrgicos. Os aparelhos auditivos são selecionados e adaptados de forma individual, personalíssima, devolvendo assim a capacidade de voltar a comunicar-se sem dificuldade.

O campo de atuação da audiologia é muito vasto e muito importante em todas as fases da vida. Ter um profissional capacitado e de confiança ao seu lado faz toda a diferença quanto o assunto é sua saúde auditiva.

Fonoaudióloga Andrea Varalta Abrahão
CRFª: 2-12414


Marcadores
Curiosidades Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las