Categoria: Prevenção da Perda Auditiva.

Aparelho Auditivo Aparelhos Auditivos Audiometria Vocal

A audiometria vocal é um exame tem como função avaliar a capacidade do paciente de perceber e reconhecer os sons da fala e complementar o exame de audiometria tonal.

Para avaliar a audição existem vários exames que são responsáveis por detectar qualquer anormalidade. A audiometria é um desses exames e os principais são: tonal e vocal.

Qual a função da audiometria vocal?

A audiometria vocal tem como função principal avaliar a capacidade do paciente de perceber e reconhecer os sons da fala, além de complementar o exame de audiometria tonal.

A realização do exame consiste no paciente ouvir palavras através dos fones e repeti-las devendo acertar no mínimo 88%, baseado na porcentagem máxima de 100%. O paciente precisa ficar de repouso acústico por 14 horas, ou seja, durante esse período é importante não estar exposto a ruídos fortes e constantes.

O exame de audiometria vocal também pode ser realizado em crianças e em alguns casos utiliza-se brinquedos, gravuras e figuras, ou ainda a execução de ordens simples como: apontar para o nariz, boca, etc.Saiba mais sobre audiometria infantil.

Sendo assim, a audiometria vocal além de ser importante na descoberta de anormalidades na audição, ela é fundamental também para a implantação das próteses auditivas, pois, os seus resultados auxiliam na seleção, avaliação e adaptação do aparelho. Faça os exames regularmente.

Com que frequência fazer exames auditivos?

Especialistas recomendam que a população em geral faça exames auditivos pelo menos uma vez ao ano. Mas não é o que acontece. A maioria das pessoas se lembra de ir ao dentista, fazer exames oftalmológicos e cardíacos, mas só vai fazer exames auditivos na terceira idade, quando começa a apresentar problemas de audição.

Isso pode trazer uma série de prejuízos para a saúde auditivo. Assim como em muitos casos, a prevenção na saúde auditiva é muito importante. Quando mais cedo a perda auditiva for tratada, maiores são as chances de sucesso.

Quando uma pessoa passa muito tempo sem receber estímulos sonoros, o nervo auditivo sofre uma espécie de atrofia. Normalmente, esse dano não pode ser facilmente revertido. Se o uso dos aparelhos auditivos for feito precocemente, esse dano é evitado e os estímulos sonoros chegam normalmente. Sem mencionar os outros benefícios que o uso do aparelho auditivo também pode trazer – saiba mais aqui.

O que fazer após um diagnóstico de perda auditiva?

Muitas pessoas ficam perdidas após receberem um diagnóstico de perda auditiva. Ficar confuso e com receio é normal, mas é importante buscar tratamento o mais rápido possível. Caso seja recomendado o uso de aparelhos auditivos, o próximo passo é procurar um fonoaudiólogo. Com a indicação do otorrinolaringologista, este especialista analisará a perda auditiva para recomendar o modelo de prótese ideal para o seu caso. Nessa etapa, você pode se surpreender com a quantidade de opções e a tecnologia dos aparelhos. Realmente, eles são muito modernos!

O fonoaudiólogo se preocupa com diversos aspectos para fazer a adaptação dos aparelhos. A perda auditiva, o estilo de vida do paciente, a maneira como ele lida com o déficit auditivo, se gosta de modelos de aparelho mais discretos. Saiba mais sobre o processo de adaptação dos aparelhos auditivos aqui.