Categoria: Curiosidades.

Aparelho Auditivo Aparelhos Auditivos Acidentes podem provocar surdez

Como nós não conseguimos enxergar os mecanismos internos dos ouvidos, em muitos casos, nos esquecemos de que eles podem ser vulneráveis a ferimentos. Você já parou para pensar que alguns acidentes, por exemplo, podem provocar surdez? Pois, acredite, eles podem!

Um tapa na orelha ou um ferimento durante um mergulho podem perfurar o tímpano, a membrana fina que separa o ouvido externo do ouvido médio. Com isso, a pessoa que sofreu o acidente pode sentir dor ou redução e até ficar com uma perda profunda da audição. Mas, independentemente do acidente, é preciso fazer um alerta muito importante: esqueça soluções caseiras, elas podem agravar o problema. O ideal é procurar um otorrinolaringologista o mais rápido possível para que o tratamento seja mais efetivo.

Mais riscos para a audição

Uma das causas mais comuns de ruptura no tímpano e de outros danos para a audição é introduzir um objeto dentro do ouvido. Grampos, palitos de dente, palitos de fósforo, tampas de caneta… Muitas pessoas fazem uso de coisas como essas com muita frequência, quando tentam aliviar uma coceira ou limpar cera, por exemplo, o que não é recomendável. É por isso que os especialistas recomendam evitar limpar o ouvido até mesmo com hastes flexíveis.

Você sabia que o ouvido tem mecanismos internos que empurram a cera para fora? É como se fosse autolimpante! Mas,com o uso das hastes flexíveis, as pessoas podem empurrar a cera para dentro do ouvido, ocasionando o que os especialistas chamam de rolha de cera. Este cerume compactada fica endurecido, fazendo uma espécie de barreira no tímpano, impedindo que o som passe e provocando surdez.

Dessa maneira, a melhor opção realmente é não limpar o ouvido. Isso mesmo, você não leu errado. Ao sair do banho ou após nadar, apenas seque a parte externa com a ponta de uma toalha macia. E as hastes flexíveis? Elas podem ser usadas para limpar apenas a parte de fora da orelha.

Beijos na orelha podem causar surdez

Nem sempre apenas acidentes e tentativas errôneas de limpar o ouvido causam problemas sérios para a audição. Muitas pessoas, para brincar ou demonstrar carinho, costumam dar beijos na orelha. Você sabia que dar este hábito tão comum pode afetar a audição, causando surdez? Isso mesmo, o que pode parecer uma brincadeira ou até mesmo uma forma de mostrar afeto pode causar sérios danos à audição.

Quer entender por que isso acontece? É muito simples: o beijo causa uma sucção intensa,uma espécie de pressão dentro do ouvido. Isso exerce uma elevada força no tímpano, causando turbulência no fluido da cóclea (também conhecida como ouvido interno). Saiba mais sobre os riscos dos beijos na orelha aqui!

Quais as principais causas da surdez?

Além da ruptura do tímpano que pode ser provocada por acidentes, limpeza inadequada do ouvido e até beijos estalados, quais são as principais causas da surdez? Já parou para pensar nisso? O envelhecimento pode ser uma delas.

É que, com o avançar da idade e o passar dos anos, as células ciliadas da cóclea vão sofrendo uma espécie de desgaste. Com isso, a transmissão dos sons do ouvido para o cérebro é prejudicada. Este desgaste provocado pelo envelhecimento natural, que é uma causa muito comum da surdez, é chamado de presbiacusia.

Conheça outras causas da surdez, como tratar cada uma delas e formas de prevenir as perdas auditivas.